O candidato ao governo do Estado pela coligação “Unidade Popular pelo Rio Grande”, Tarso Genro, foi palestrante no Café da Manhã promovido pelo movimento “Aliança Rio Grande” ontem, na Câmara de Comércio rio-grandina.
Durante o evento, o candidato se mostrou indignado com os pedágios existentes entre Porto Alegre e Rio Grande. Como viajou de carro até o município na tarde de quarta-feira, ele vivenciou o problema. “Ontem (quarta-feira) passei por cinco ou seis pedágios na vinda para cá.
Isso é uma irracionalidade, é como um muro de Berlim econômico e social”, observou. Se eleito, ele pretende mudar o modelo de pedágio. “Vamos mudar este sistema de pedágio que veio com um governo remoto, que graças a Deus não vem mais”, salientou.
Tarso Genro explicou que não dá para romper os contratos porque isso traria mais prejuízos. Sua proposta é esperar o fim dos contratos e instituir um novo modelo, que barateie pela metade os custos. “Isso não é impossível porque os pedágios nacionais foram feitos com esta ótica.
E essa mudança de modelo implica adoção, por exemplo, de pedágio comunitário, cobrança ponto a ponto, e nesse modelo nacional de aferição de custos e de investimentos que deram resultado positivo”, afirmou.
Fonte: Agora.
O Jornal do Sul.
Espero que isso não seja mais uma campanha eleitora. Porém, se não form, é um ótimo modelo implantado em um Estado que pode se redimir e dar um grande exemplo para o Brasil inteiro.