O relógio marca 18h e Camila Komar acaba de cumprir expediente em uma empresa de comercialização de granitos, mármores e pedras rústicas. Ela abre a porta, entra em seu carro vermelho e segue para casa. No entanto, algo diferente aparece pelo caminho quando segue pela Avenida Vicente Machado. Uma catraca controla a passagem de veículos pelo local. Sim, Camila vai precisar pagar pedágio para poder utilizar a via.
O cenário descrito parece surreal, mas é incentivado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) publicada no Diário Oficial da União no dia 04 de janeiro. A lei aponta diversos indicativos que objetivam a diminuição de problemas de trânsito por causa do aumento desenfreado da frota de veículos no país.
Em Ponta Grossa, o número de carros em circulação cresce significativamente a cada ano. Nos últimos oito, a frota do município aumentou em 80 mil carros, chegando a 158 mil em 2011. Os dados foram repassados pelo presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) Edimir de Paula. “A elevação cresce a cada ano. Só nos últimos dois tivemos aumento de 30 mil carros”, detalha o responsável. Isto representa 41 novos veículos por dia em Ponta Grossa.
Fonte: Jornal da Manhã.