Os preços dos pedágios das praças de Viamão (ERS 040), Santo Antônio da Patrulha (ERS 474), Guaíba (BR 116), Eldorado do Sul e Pântano Grande, na BR 290, estão 11,52% mais caros a partir desta sexta. O valor passará dos atuais R$ 6,00 para R$ 6,70 para veículos de passeio e utilitários (o preço mais baixo, ou tipo 1). O último aumento havia sido aplicado em 1 de novembro de 2009.
As cinco praças de pedágio administradas pela Metrovias conseguiram junto ao Tribunal Regional Federal da 4 Região (TRF4) reajustar os valores. A Univias destaca que o aumento está de acordo com o que determina o contrato de concessão “e decisão judicial do Egrégio Tribunal Regional Federal da 4ª Região, conforme agravo de instrumento”, que garante a revisão das tarifas de pedágio do polo Metropolitano no mês de janeiro de 2012, de acordo com o contrato de concessão. A decisão resulta de um Agravo de Instrumento que a instituição ingressou perante o TRF4 no final do ano passado, julgado na última terça-feira, sendo autorizado o reajuste.
O secretário de Infraestutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, afirmou que o governo havia decidido não autorizar o reajuste porque está em tratativas para o lançamento de edital com objetivo de contratar uma consultoria que fará o levantamento detalhado de cada praça. Nessa quinta, Beto solicitou à Procuradoria Geral do Estado que analise a decisão e tente revertê-la: “Esperamos que o Tribunal Regional Federal ouça não apenas os interesses privados, mas também o interesse público”, disse.
Fonte: Correio do Povo
——————————————