A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promove nesta quinta-feira, em Teresópolis, uma consulta pública sobre a proposta de remoção da praça de pedágio instalada pela Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) no km 71da Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116), na localidade de Três Córregos.
A consulta pública, que proporá a transferência do pedágio para o km 45 da rodovia, será realizada às 18h30m, no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da prefeitura. A transferência é uma antiga reivindicação dos moradores.
Instalado pela CRT em 1999, o pedágio isola os cerca de 20 mil habitantes do 2º distrito da cidade. Para escapar do pagamento da tarifa de R$ 15,40 (ida e volta de um carro de passeio), os moradores utilizam a perigosa Estrada do Caxambu como via alternativa. Em seus quatro quilômetros de extensão, a estrada apresenta 25 quebra-molas, curvas estreitas e sofre com a falta de iluminação .
Bairros. com
Ainda segundo os moradores, o pedágio desvaloriza os imóveis, aumenta as despesas dos agricultores com o escoamento da produção e prejudica o movimento do comércio.