O grupo de estudantes e trabalhadores que protestam contra o aumento das tarifas de ônibus na Grande Vitória se reúne nesta quinta-feira (9) para a realização de um novo ato público pelas ruas da Capital. Intitulado como o “Dia Nacional de Luta Contra o Aumento”, o protesto – convocado pelas redes sociais – acontece simultaneamente em nove cidades de todo o País.
Em Vitória, o ato público está marcado para ter início nas proximidades da Ponte da Passagem, por volta das 8h. Do local, os manifestantes pretendem caminhar pela Reta da Penha até o pedágio da Terceira Ponte, na Enseada do Suá. Até o momento, o evento criado no Facebook contava com a participação confirmada de 532 pessoas.
O movimento tem uma extensa pauta de reivindicações e, mesmo que a contrapartida da universalização do passe livre para estudantes tenha sido dada pelo governo do Estado – uma bandeira histórica do movimento, não é somente esta a mazela que enfrenta a parcela da população que depende do transporte público do Estado.
Além de estudantes, os movimentos sociais também engrossam os protestos. A nova pauta traz pontos como a reabertura da CPI do Transcol, que indicou a necessidade de estudos avançados no sistema de concessões públicas, caso dos pedágios da Terceira Ponte e Rodovia do Sol (Rodosol), bem como das próprias empresas de ônibus.
Além da Capital capixaba, a programação do “Dia Nacional de Luta Contra o Aumento” incluiu protestos nas cidades de Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Recife (PE), São Carlos (SP), Joinville (SC) e Porto Alegre (RS).
Fonte: SeculoDiario.com