Governo suspende novas praças de pedágios no PR
Anúncio foi feito pela ministra Dilma Roussef durante encontro com o governador Roberto Requião para discutir as reivindicações do Estado
Curitiba, 09 (AE) – O governo federal ordenou a suspensão das licitações para as novas praças de pedágio nas rodovias federais que ligam o Paraná com São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito ontem pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, durante reunião com o governador Roberto Requião (PMDB-PR), na Granja Canguiri, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, onde foi discutida uma pauta de reivindicações para o Paraná.
Segundo a ministra, o governo pode optar por um novo modelo de pedágio nas estradas federais. ”O presidente quer rever o modelo e pode optar por um sistema público só para manutenção”, explicou. No Paraná, duas rodovias – BR-116 e BR-376 – serão poupadas do pedágio convencional, pois estavam nos planos federais de duplicação (BR-116) e de cobrança de taxas.
O anúncio agradou o governador Roberto Requião. Ele lembrou que a duplicação da BR-376 até a divisa com Santa Catarina foi realizada com recursos paranaenses. O governo do Estado trava uma batalha particular com as concessionárias que exploram o pedágio no Paraná, que já gerou invasões dos postos de cobranças e uma série de liminares durante o primeiro governo de Requião.
Julio César Lima
Agência Estado